Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ni and Me

Somos um casal da década de 60 com muitos anos de cumplicidade, amor, amizade e respeito mútuo. As viagens, mas não só, são um tónico que mantém viva esta relação e este projeto a dois.

Ni and Me

Somos um casal da década de 60 com muitos anos de cumplicidade, amor, amizade e respeito mútuo. As viagens, mas não só, são um tónico que mantém viva esta relação e este projeto a dois.

"Flashes" de um janeiro

Foi em janeiro de 2013, mais precisamente na localidade de S. Pedro do Sul, que começamos o nosso périplo pelos alojamentos do Inatel. Um Palácio muito bonito. Mesmo em frente ao rio Vouga.

IMG_0525.JPG

IMG_0526.JPG

 

O seu ex-libris são as termas, mas é reconfortante a paisagem e convida caminhar um pouco ao longo do rio. O Inatel Palace, mesmo antigo, é um excelente local para passar uma noite. Não faltam opções de restauração, mas decidimos que cabrito seria o nosso jantar. E este evento aconteceu na Adega do Ti Joaquim: https://www.facebook.com/adegadotijoaquim.

No dia seguinte seguimos em busca do Piódão.

Um dia de Inverno, bastante frio, uma estrada imprópria para consumo, fruto de um GPS brincalhão que nos quis mostrar as piores estradas do país. Ás vezes apetece mesmo é fazer como antigamente, pegar num mapa em papel e traçar a viagem. Mas como devagar se vai ao longe mesmo com estrada em mau estado e um pouco perigosa, conseguimos o objetivo e a única coisa a levantar a moral foi uma cascata que apareceu do nada.

IMG_0527.JPG

 Ao chegar ao Piódão, o vislumbre da aldeia em tons de cinza, mais o cinzento do tempo.

IMG_0528.JPG

IMG_0536.JPG

Pouca gente na aldeia, bastante frio, a noite a chegar, e foi só o tempo de comprar umas recordações (uma pequena casa de xisto foi uma delas) e ver todas aquelas casas recuperadas a descer pela encosta parando na igreja, que com a sua cor branca se destaca das casas de xisto da aldeia.

IMG_0529.JPG

Inatel do Piódão, a escolha para uma noite bem perto da Serra da Estrela. 

IMG_0538.JPG

Num restaurante mesmo no largo da aldeia, onde jantamos, apenas nós e o empregado de mesa. Isto não quer dizer que o jantar não tenha sido bom, foi bastante bom, mas bem interessante foi a conversa que com ele tivemos e que espelhou a dificuldade de quem vive e trabalha nestes locais, que para nós são fantásticos porque apenas estamos de passagem e absorvemos aquilo que ele tem de melhor para nos oferecer. Devo dizer-vos que são raras as viagens que fazemos sem que entabulemos conversa com as pessoas da terra.

O Piódão de noite parece um postal de Natal, a vista do Inatel é privilegiada.

O dia acordou com um sol radiante e o plano seria regressar a casa na zona Oeste do país, mas tivemos que o alterar, fomos até à Torre, aquele ponto mais alto em Portugal Continental.

Valeu a pena, pela paisagem, absorvida em cada curva do percurso, pela pouca neve ainda existente sem manchar completamente o terreno, pelo presunto e o queijo que compramos e pelo café em altitude com uma vista magnifica e um frio de rachar, que mesmo assim não nos fez vacilar em ficar na zona exterior.

IMG_0539.JPG

IMG_0541.JPG

IMG_0542.JPG

Adoramos a serra, mas estava na hora de regressar a casa. Como o carro estava abastecido de combustível decidimos abastecer o corpo com uma refeição no Fundão no Restaurante Herminia.

Ni &Me

2 comentários

Comentar post